terça-feira, 26 de abril de 2011

A moral da educação brasileira atual

Qual a moral vigente em nosso sistema educacional?
Encontramos em nossas escolas um conjunto de práticas culturais que reproduzem essa moral individualista e ultilitarista de nossa sociedade globalizada.
As práticas tradicinais de ensino, por exemplo, legitiman a exclusão educacional ao valorizar:
1) o aprendizado de cada um por si, enfatizando o individualismo e a competição entre os discentes. Privilegia-se o trabalho individuale o sucesso escolar do aluno.
2) o aprendizado do sentimento de inferioridade, com a valorização da capacidade intelectual em detrimento de outras capacidadesn dos indivíudos:sensitiva, afetiva e operacional. Estabele-se um modelo atitudinal dos bons e dos maus alunos. Os bons estão associados ao sucesso escolar e recebem recompensas, enquanto os maus alunos estão vinculados ao fracasso escolar e recebem punições.
3) o aprendizado da submissão. Os alunos recebem passivamente os conteúdos escolares, não sendo estimulados a dizerem a sua palavra e a participarem democraticamente do processo ensino aprendizagem.
4) o aprendizado do medo do conflito, sendo vista a crítica como pertubadora da ordem estabelecida.
A escola, através de práticas educativas individualistas, meritocráticas e competitivas, discrimina todos aqueles e aquelas que apresentam dificuldades na apreensão dos conteúdos escolares e que apresentam padrões de comportamento que fogem ao modelo tradicional esocolar. Ao discriminar e culpar os alunos pelo fracaso escolar, não levando em conta a estrutura global do sistema social e educacional, a escola contradiz seu papel.
Essa moral individualista e dicursiva presente em nossas escolas precisa ser eticamente problematizada, na medida em que favorece a realização de práticas educativas concretas de discriminação e de exclusão social.
Para a superação dos discursos morais e das práticas excludentes na esdcola é indispensável que se estabeleça novos referenciais éticos, tendo como suporte a sensibilidade e a criticidade human e como critério a vida e a pessoa humana.
É preciso que se lute contra injustiças sociasi, que transgridem a ética, contra o desrespeito a vida e à pessoa humana e contra qualquer tipo de violência. Luta fundamentada em uma ética críticae material de afirmação taotal da vida humana e em uma ética universal do ser humano. Assim, lutar contra exclusão social significa lutar pela vida e pela humanização de homens e mulheres.
 texto extraido do livro Filososfia da Educação



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